Pontos

No Paraná existem três ilhas em mar aberto que são as mais procuradas para a prática da pesca submarina, devido à distância da costa e consequente melhor visibilidade.

As ilhas são:

Itacolomis: a ilha de Itacolomi ou Itacolomis que em Tupi-Gurani quer dizer Pedra Pequena , esta localizada a 7,3 milhas (13,5 km) da costa em frente da Baia de Guaratuba, a ilha de Itacolomi (S 25 50,471 W 48 24,638) é formada por duas pedras, uma em pé e outra deitada por esse fato são chamadas de mãe e filho. Maiores detalhes acesse link.

Currais: O arquipélago de Currais se localiza a 6,2 milhas (11,5 km) da costa. É formada por três ilhas: Três Picos, Filhotes e Grapirá. O arquipélago de Currais é inabitado, constituído principalmente de costões rochosos. Atualmente é parte do Parque Nacional Marinho da Ilha de Currais, com pesca proibida. Para maiores detalhes acesse link.

Figueira: A ilha da Figueira se encontra a cerca de 24 milhas (44 km) de Pontal do Sul e a cerca de 4,3 milhas (8 km) da Barra da Ararapira. Muitos dizem que a ilha da Figueira pertence ao estado de São Paulo, mas ela esta localizada no estado do Paraná. Para maiores detalhes acesse link.

Há outros pontos potencialmente bons para pesca submarina dentro da Baía de Paranaguá, mas que por conta de leis arcaicas que permitem pesca com rede e linha, alegam que a pesca submarina como supostamente predatória, o que é um completo absurdo. Nós da APPS defendemos uma regulamentação da pesca dentro das baías do Paraná, sem a discriminação atualmente existente.